Cotidiano

Oswaldo Massaini Filho é o novo diretor da Cinemateca Brasileira, diz MinC

RIO – O Ministério da Cultura confirmou nesta terça-feira Oswaldo Massaini Filho na direção da Cinemateca Brasileira. Ele assume o cargo na instituição após a exoneração de Olga Futemma, que está entre os mais de 70 funcionários exonerados da pasta, conforme publicado no Diário Oficial. MinC

Oswaldo Massaini Filho trabalhou na distribuição de filmes, e é filho do produtor Oswaldo Massaini (1919-1994), de “O pagador de promessas” (1962), “Independência ou morte” (1972) e “Absolutamente certo” (1957).

O MinC anunciou a exoneração dos funcionários nesta terça-feira. Na lista consta ainda o maestro Wagner Tiso, que dirigia o Museu Villa-Lobos, e Angela Fatorelli, chefe de gabinete da Biblioteca Nacional, além de integrantes da cúpula da Cinemateca Brasileira, que pertence à Secretaria do Audiovisual.

Em nota, o ministério informou que a medida faz parte da reestruturação da pasta e do plano de valorização dos servidores de carreira, anunciado pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero, por ocasião de sua posse no governo interino. Leia o texto completo:

“O Ministério da Cultura efetivou hoje a exoneração de 81 comissionados que não tinham vínculo com o serviço público federal. As exonerações fazem parte da reestruturação da pasta e do plano de valorização dos servidores de carreira, anunciado pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero, por ocasião de sua posse. A medida promove o desaparelhamento do Ministério da Cultura e valoriza o servidor de carreira. Seguindo as orientações da Casa Civil, a maior parte dos cargos será preenchida por servidores concursados que ocuparão cargos de chefia. A orientação atende uma demanda da sociedade civil por uma gestão republicana e transparente e que será implementada à risca pelo Ministério da Cultura. Uma vez homologada a reestruturação do Ministério da Cultura pelo Ministério do Planejamento, será aberto processo seletivo para preenchimento dos cargos de chefia pelos servidores concursados.”