Cotidiano

Osorio rebate críticas de Pedro Paulo: ?Lamento que ele esteja mentindo?

IMG_5606.JPGRIO – O candidato a prefeito do Rio Carlos Osorio (PSDB) rebateu nesta quinta-feira as críticas feitas pelo adversário Pedro Paulo (PMDB) durante um evento na noite de quarta-feira no quiosque Palaphita, na Lagoa. Osorio criticou as propostas do peemedebista de construir novas escolas e unidades de saúde, reafirmando sua promessa de só erguer novos prédios, enquanto os serviços públicos estiverem funcionando plenamente.

? Lamento os comentários do candidato Pedro Paulo, que está apresentando, nas eleições, uma proposta mentirosa, impossível de ser executada. Prometer construir 310 escolas no Rio em quatro anos não é possível. Qualquer pessoa de bom senso entende isso. Num momento de restrição orçamentário que a gente vive, a prioridade não é construir prédios novos, mas colocar para funcionar os 49% de unidades existentes que, segundo o Tribunal de Contas, estão em má conservação, e ter professores suficiente para ocupar essas escolas, bem treinados, bem qualificados e bem remunerados. Não vou construir uma escola nova, enquanto não organizarmos a rede existente. Abrir uma escola nova para canibalizar a rede existente, é um crime, e não vamos fazer isso. Lamento que o candidato Pedro Paulo esteja mentindo deslavadamente aos eleitores com propostas que ele sabe que são impossíveis de serem atendidas ? afirmou.

Sem mencionar o nome de Osorio, Pedro Paulo usou, na noite de quarta-feira, durante seu discurso de meia hora, o bordão do adversário ?mais sentimento e menos cimento? e disse ser uma ?mediocridade? um prefeito passar quatro anos sem construir uma escola.

? A gente consegue chegar até o final desse ano com 35% da rede em tempo integral e tem outros mais 65% para colocar em horário integral e tem candidato, da Zona Sul também, que foi nosso companheiro de passagem, mas não de destino, na nossa administração, que diz o seguinte: eu não vou construir uma escola nessa cidade nos próximos quatro anos. Imagina a mediocridade de um prefeito de passar quatro anos sem construir uma escola. Está no programa de governo dele. Não sou eu quem estou dizendo, está ali escrito. A gente precisa estar atento a isso para a gente não dar passos atrás ? disse Pedro Paulo.

Na manhã desta quinta-feira, Osorio fez uma caminhada pelo Catete e, à tarde, foi sabatinado por representantes do Sindicato dos Médicos. Depois, seguiu para um encontro no Instituto de Formação de Líderes, em Santa Teresa. No sindicato, Osorio prometeu rever todos os contratos das Organizações de Saúde (OS).

? O modelo das OS não faliu no resto do Brasil, mas há distorções no Rio. Existem outras alternativas. Vamos passar a peneira nas OS e depois estabelecer controles e métodos. Se tratadas adequadamente e bem fiscalizadas, podem vir a dar certo no Rio ? ressaltou.