Cotidiano

Osorio diz que aliança no segundo turno ainda está indefinida

14516518_1992756060951037_4434838964391522923_n.jpgRIO – Em sexto lugar na disputa à Prefeitura do Rio, com 8,62% (261.386 votos), o candidato Carlos Osorio (PSDB) lamentou não ter ido ao segundo turno, mas comemorou seu desempenho nas urnas. O tucano disse que nesta segunda-feira percorrerá redutos eleitorais para agreceder os votos recebidos e, na terça-feira, voltará à Assembleia Legislativa do Rio para exercer seu mandato como deputado estadual.

? Obviamente queria ir para o segundo turno, mas acabou sendo uma eleição muito pulverizada. Crescemos na reta final. Infelizmente, a campanha foi curta, mas a do Rio ficou ainda mais espremida por causa da Olimpíada e da Paralimpíada. Se tivéssemos um pouco mais de tempo de campanha, a gente teria avançado mais para chegar ao segundo turno. De qualquer maneira, acho que tivemos um bom desempenho. O partido sai fortalecido, fizemos três vereadores (Teresa Bergher, Felipe Michel e Professor Adalmir) e tivemos o melhor resultado eleitoral, em termos de majoritária, desde Marcello Alencar. Foi uma eleição disputada, apertada ? afirmou Osorio, com a voz rouca, acrescentando que um eventual apoio no segundo turno ainda está indefinido.

Presidente do Diretório Estadual do PSDB no Rio, o deputado federal Otavio Leite disse que se reunirá nesta segunda-feira, em Brasília, com o senador Aécio Neves, presidente do partido, para definir como será o apoio no segundo turno. Apesar de não descartar a transferência de votos para Marcelo Freixo, Otavio frisou que o PSOL é uma antítese do PSDB.

? Não vamos nos precipitar. O projeto do PSDB foi trabalhado dentro de uma perspectiva nacional, com a participação direta do Aécio Neves. Estou indo amanhã para Brasília e vamos começar a dialogar sobre o que vamos fazer. Não há nenhum tipo de prognóstico inicial. É óbvio que o PSOL é a antítese do PSDB. O PSOL esteve do lado da Dilma. Nós somos contra a Dilma. São apenas pontos que serão considerados ? comentou.

Segundo ele, a falta de alianças prejudicou a candidatura de Osorio na capital. No entanto, Otavio afirma que o lançamento de candidatos próprios em outros municípios do estado serviu para consolidar o partido.

? Ficou claro que a aliança é um pressuposto importante na viabilização de vitórias, mas Osorio saiu muito bem. Ficamos muito satisfeitos com a performance dele. Saí feito louco para tentar organizar o maior número de candidaturas. Muitas são românticas, mas são sementes que estamos plantando ? destacou.