Cotidiano

Osorio critica ?Escola sem Partido? proposta por deputados do PSDB

IMG_5371.JPGRIO – Em sabatina promovida por estudantes da Fundação Getúlio Vargas na tarde desta segunda-feira, o candidato Carlos Osorio (PSDB) criticou os projetos de lei de autoria de deputados federais de sua base aliada que visam a inclusão da ?neutralidade política, ideológica e religiosa? entre as diretrizes e bases da educação nacional no chamado ?Escola sem Partido”.As propostas dos deputados Rogério Marinho (PSDB-RN) e Izalci Lucas (PSDB-DF) visam combater o que eles chamam de ?doutrinação ideológica? promovida por professores nas salas de aulas, inclusive com pena prevista de três a doze meses de detenção por crime de ?assédio ideológico?. Para Osorio, o projeto é inadequado para o Brasil.

Eleições

– Sou contra a ideologização na sala de aula, mas, ao mesmo tempo, temos que garantir que a escola seja laica e independente, que gere senso crítico e cidadão livres, que possam ser o que quiserem. Não acredito e não aceitarei no Rio qualquer tipo de polimento ou tentativa de bitolar as nossas crianças em salas de aula. Acho que temos que ter muita responsabilidade. Não concordo com essa política que está sendo discutida no Congresso Nacional. Da maneira como ela está (sendo discutida), está muito perigosa. Acho que esse projeto de lei, como se apresenta hoje, inadequado para o Brasil. Acho que esse projeto de lei precisa ser muito melhorado para ser aprovado – comentou Osorio.

Ao ser perguntado se pretende introduzir, caso seja eleito, o debate da questão de gênero nas escolas municipais, o candidato respondeu que ?o currículo será debatido com os professores?.

– Não concordo que a sala de aula tenha que promover qualquer tipo de ideologia. A sala de aula tem que ser aberta. Pode ter certeza que você terá um prefeito equilibrado, justo e que não vai permitir nenhum tipo de ideologização nem tolhimento na capacidade das pessoas de sonhar. Não vou dar margem a nenhum radicalismo nem de um lado nem de outro – ponderou.

O candidato também respondeu perguntas sobre mobilidade e contas públicas. De manhã, Osorio panfletou na Praça Saens Peña, na Tijuca.