Cotidiano

Oscar usa foto de produtora viva em clipe de homenagem a mortos

In-Memoriam-630x400.pngRIO ? Se não bastasse o constrangimento causado pela troca de envelopes no momento do anúncio do vencedor do Oscar de melhor filme, a cerimônia ainda foi palco de uma outra gafe. Durante o clipe “In memoriam”, que relembra representantes da indústria cinematográfica mortos no último ano, a figurinista Janet Patterson teve sua foto trocada pela da produtora Jan Chapman, que está viva. Links Oscar

A australiana Janet morreu em outubro passado. Ela foi indicada a quatro Oscars ao longo de sua carreira, pelos trabalhos em “O piano” (1993), “Retratos de uma mulher” (1996), “Oscar e Lucinda” (1997) e “O brilho de uma paixão” (2009).

Jan Chapman, por sua vez, é conterrânea de Janet, e trabalhou com ela em “O piano” e “O brilho de uma paixão”. Aos 67 anos, ela segue na ativa, tendo trabalhado recentemente como produtora do filme australiano “The daughter” (2015).

“Eu fiquei devastada com o uso da minha imagem no lugar de minha grande amiga e colaboradora Janet Patterson. Eu já tinha acionado sua agência para verificar qualquer imagem que pudesse ser usada e eles me disseram que a Academia respondeu que estava tudo certo”, explicou Jan à “Variety“. “Janet foi uma mulher muito bonita e indicada a quatro Oscars, então é muito decepcionante ver um erro desses. Eu estou viva, bem e sou uma produtora ativa”.

O ator Bill Paxton, morto neste sábado, aos 61 anos, acabou ficando de fora do clipe feito pela Academia, mas foi lembrado por Jennifer Aniston em seu discurso de apresentação da cerimônia, que teve Sara Bareilles cantando “Both sides now”, de Joni Mitchell.

Entre os homenageados estavam estrelas como Mary Tyler Moore, Debbie Reynolds, Carrie Fisher, John Hurt, Gene Wilder, Hector Babenco, Anton Yelchin e Zsa Zsa Gabor.