Cotidiano

Oscar: 'Manchester à beira-mar' garante a primeira indicação de melhor filme a um serviço de streaming

RIO ? Com suas seis indicações ao Oscar 2017, “Manchester à beira-mar” não chegou perto de “La la land”, mas também atingiu uma marca histórica. Enquanto o musical de Damien Chazelle disputa em 14 categorias, o drama de Kenneth Lonergan se tornou o primeiro filme produzido por um serviço de streaming a concorrer à categoria de melhor filme no maior prêmio do cinema mundial.

Ao todo, o longa, estrelado por Casey Affleck (indicado a melhor ator) está indicado em seis categorias, incluindo o de melhor filme, direção e roteiro original. Lucas Hedges concorre a melhor ator coadjuvante, enquanto Michelle Williams está na disputa como melhor atriz coadjuvante.

“O apartamento”, longa iraniano indicado a melhor filme estrangeiro, também é distribuído pela Amazon nos Estados Unidos ? o que aumenta o número de indicações da Amazon para sete.

A Netflix foi pioneira entre os serviços de streaming a comprar e a produzir longas originais, tendo sua primeira indicação em 2014, com o documentário “The square”. Desde então, o gigante do vídeo sob demanda só conseguiu indicações nesta categoria, repetindo o feito em 2017 com “A 13ª emenda”, de Ava DuVernay.