Política

Os últimos passos do PDI

A Prefeitura de Cascavel corre contra o tempo para terminar todas as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) que são financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O que mais preocupa é a reforma da Avenida Tancredo Neves, a maior a ser executada em 2018.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada ontem, de acordo com o secretário de Planejamento Fernando Dillemburg. A Consórcio Ecec-Diarc é quem vai tocar a construção, por um valor de R$ 12, 8 milhões. A obra da Tancredo prevê os mesmos benefícios que a da Brasil: pista de caminhada, ciclovia, pista exclusiva para ônibus, sinalização, além de abertura de ruas que possibilitem mais opções para os motoristas terem acesso à via.

A previsão é de que tudo termine até outubro mas, como a reforma é complexa, a administração tem de correr, torcer e trabalhar para que nada atrase.

Além dessa, outras obras têm andamento. O Terminal de Transbordo Sudoeste também começa a ser construído neste mês. É o último dos terminais construídos. O Leste já está pronto. O Terminal Nordeste em torno de 50%; e o Oeste em 15% concluídos.

“Os dias consecutivos com chuva têm atrapalhado o andamento das obras, principalmente do Parque Linear do Bairro Morumbi”, reforça o secretário. A construção é feita pela empresa Contersolo Construtora de Obras LTDA, no valor de R$ 16,9 milhões. Apesar das intempéries, o parque da Rua Europa deve ficar pronto na metade de 2018.

Outras obras

A Prefeitura ainda precisa concluir as calçadas em frente a próprios públicos. Faz parte do contrato a revitalização de calçadas em escolas, unidades básicas de saúde, entre outros.

Também faz parte desse “combo” treinamentos e cursos internos para profissionais da Prefeitura.

O grande desafio da gestão em dois anos foi fazer a grande parte das obras prevista com o BID. A administração Edgar, que fez o financiamento, executou, em três anos, apenas 36% do era necessário.