Cotidiano

Os principais trechos do discurso de posse de Donald Trump

WASHINGTON – Veja os principais trechos do discurso de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump:

Poder ao povo

“Não estamos simplesmente transferindo poder de um governo para o outro, ou de um partido para o outro, mas estamos transferindo poder de Washington, D.C., e dando-o de volta para vocês, o povo americano”

“20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que o povo se tornou soberano dessa nação de novo. Os homens e mulheres esquecidos do nosso país nunca mais serão esquecidos”

‘Massacre americano’

“Para muitos dos nossos cidadãos, existe uma realidade diferente: mães e crianças presas na pobreza nas nossas cidades remotas; fábricas enferrujadas dispersas como lápides na paisagem da nossa nação; um sistema educacional, cheio de dinheiro, mas que deixa nossos jovens e belos estudantes privados de conhecimento; e o crime e as gangues e as drogas que roubaram tantas vidas e roubaram nosso país de tanto potencial não realizado. Esse massacre americano para aqui e para agora”

Chega de enriquecer terceiros

“Por muitas décadas, enriquecemos a indústria estrangeira às custas da indústria americana; subsidiamos os Exércitos de outros países, enquanto permitimos o triste esgotamento do nosso Exército; defendemos as fronteiras de outras nações, enquanto nos recusamos a defender a nossa; e gastamos trilhões de dólares fora, enquanto a infraestrutura da América caiu em ruína e decadência”

Nova visão: ‘America first’

“De hoje em diante, uma nova visão vai governar nosso país. Desse momento em diante, será apenas a América primeiro. América primeiro. Cada decisão em comércio, impostos, imigração, relações exteriores, será tomada para beneficiar trabalhadores americanos e famílias americanas.Temos de proteger nossas fronteiras da devastação dos outros países produzindo nossos produtos, roubando nossas companhias e destruindo nossos empregos. Proteção levará à grande prosperidade e força”

“Vamos seguir duas regras simples: Compre (produtos) americanos (Buy American) e Contrate [trabalhadores] americanos (Hire American)”

Erradicar o terrorismo islâmico

“Vamos reforçar nossas antigas alianças e formar novas – e unir o mundo civilizado contra o terrorismo islâmico radical, que vamos erradicar completamente da face da Terra”