Cotidiano

Os poderosos de Cuba sem Fidel Castro

CUBA-CASTRO_

HAVANA ? A morte de Fidel Castro consolida no poder seu irmão, Raúl Castro, que formou um governo com a velha guarda comunista e chefes militares veteranos. Conheça alguns nomes de peso no governo cubano:

Miguel Díaz-Canel ? Engenheiro elétrico, nascido em 20 de abril de 1960. Desde fevereiro de 2013 designado sucessor de Raúl Castro na condição de primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros. Ex-chefe do Partido Comunista em Villa Clara e Holguín e ex-ministro de Educação Superior.

José Ramón Machado Ventura ? Médico e dirigente histórico, nascido em 26 de outubro de 1930. Segundo secretário do Partido Comunista e um dos vice-presidentes dos Conselhos de Estado e de Ministros. Conhecido por ser linha dura.

Ramiro Valdés ? Comandante da Revolução, nascido em 28 de abril de 1932. Membro do bureau político e vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros.

Bruno Rodríguez ? Membro do bureau político e chanceler que efetivou o restabelecimento das relações com os EUA. Também promoveu a aproximação com a União Europeia. Nasceu em 22 de janeiro de 1958.

Esteban Lazo ? Economista, nascido em 26 de fevereito de 1944. Membro do bureau político e do secretariado do Partido Comunista, onde estava a cargo do departamento ideológico. Vice-presidente do Conselho de Estado.

Leopoldo Cintra ? Dirigente histórico, nascido em 17 de julho de 1941. Ocupa o cargo de Ministro da Defesa e general do Corpo de Exército. Membro do bureau político e do Conselho de Estado.

Marino Murillo ? Economista, nascido em 19 de fevereiro de 1961. Ocupa o Ministério da Economia e é membro do bureau político e do Conselho de Estado, além de vice-presidente do Conselho de Ministros e supervisor geral das reformas econômicas.