Cotidiano

Os discos essenciais de Prince em sua fase na Warner

?Prince? (1979): Bem mais sólido que a estreia, o segundo álbum de Prince tem ?I wanna be your lover? (de inigualável falsete e balanço solar), ?Why you wanna treat me so bad?? e ?I feel for you?, anos mais tarde gravado com enorme sucesso pela cantora Chaka Khan. Links Prince

?Dirty mind? (1980): Mais rock e com letras mais sexualmente explícitas do que antes, o cantor dá uma sacudida no r&b com seu primeiro grande álbum. Entre outras peripécias, ele flerta graciosamente com a new wave ( ?When you were mine?) e carrega no eletrofunk (?Head?).

?1999? (1982): Sintetizadores e sons eletrônicos tomam à frente nesse álbum com o qual Prince se tornou um artista de sucesso. A faixa-título e ?Little red Corvette? foram os hits, dançantes, mas músicas como a power balada ?Free? mostraram um artista acima da média do r&b.

?Purple rain? (1984): Poucos lembram do filme, mas a trilha, além de ser um dos discos mais perfeitos da história do pop-rock, fez do cantor uma das grandes estrelas dos 1980. Tem rock (?Let´s go crazy?), mais power balada (a faixa-título) e algo que ainda carecia de definição (?When doves cry?, brilhante cruzamento de eletrofunk, hard rock e progressivo, sem linha de baixo).

?Around the world in a day? (1985): Depois que ?Purple rain? lhe abriu as portas do estrelato, Prince se sentiu à vontade para dar um passo ainda mais ousado, adicionando a estética psicodélica ao seu caldo musical já denso. ?Raspberry beret? e ?Pop life? são os destaques.

?Parade? (1986): Eternamente lembrado por ?Kiss? (o funk de James Brown reduzido aos seus elementos mínimos e matadores), a trilha do filme ?Under the cherry moon? ainda traz a estranheza de ?I wonder U?, o tempero jazz de ?Do U lie?? e o impecável baladismo de ?Sometimes it snows in April?.

?Sign ?O? the times? (1987): Quase 30 anos depois, o ambicioso álbum duplo de Prince (gravado sem a sua banda, The Revolution) soa bastante como um disco de 2017, com forte conteúdo social (na faixa-título) e um ecletismo desorientador: é eletrônico, funk, rock, jazz, soul… e ainda tem ?If I was your girlfriend?, claro tributo a Sly Stone.

?Lovesexy? (1988): Depois de um disco abortado (o ?Black album?), o cantor voltou ao que havia de mais dançante em sua obra com este LP, que trouxe o hit ?Alphabet St.? e curiosidades como ?Dance on?, que é uma espécie de drum?n?bass antes do drum?n?bass.

?The love symbol album? (1992): No controle de sua nova banda, a New Power Generation, e brigado com a Warner (deixou de assinar seus álbuns como Prince, optando por usar um símbolo impronunciável, que também dá título a esse disco), o artista provou que ainda era capaz de agitar uma pista como ninguém, com ?My name is Prince? e ?Sexy M.F.?.