Cotidiano

Ortigara apresenta programa de conservação de solo e água

Produzir de forma ainda mais competente com práticas conservacionistas do solo e da água faz parte dos objetivos do Prosolo (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná), apresentado ontem aos produtores rurais, acadêmicos, profissionais da área e entidades, no auditório do Centro Universitário FAG.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, desde a década de 1970, quando iniciou o advento da tecnologia no campo, fortalecida nos últimos anos pelos grandes e pesados maquinários nas lavouras, o Paraná sofre com problemas de conservação de solo, que interfere principalmente na produtividade. “Hoje, praticamente 50% das áreas de cultivo do Paraná requerem uma intervenção em busca de uma agricultura moderna e sustentável”, relata.

Outros efeitos ainda mais nefastos também podem ocorrer se boas práticas ao solo não sejam aderidas pelos produtores. Uma delas são os fertilizantes que chegam aos rios, a água suja que custa mais caro ser tratada quando é captada para beber ou até mesmo a fertilidade natural do rio. 

ADESÃO

Ortigara lembra que o produtor rural tem um ano para aderir ao programa, mais um ano para fazer o plano e até três anos para modificar a sua realidade.  Por isso, dois mil profissionais estão sendo treinados para que possam atender essa demanda e começar o trabalho de conservação do solo e da água. A projeção é de que os frutos sejam colhidos em três anos, mas no caso da erosão, a resposta pode ser vista já na próxima safra.