Cotidiano

Orquídeas passam por nova etapa de revitalização

Projeto foi criado em 2013; hoje, estima-se que haja mais de 300 mil plantas nas árvores de vias e praças públicas

Maripá – O projeto “Maripá, Cidade das Orquídeas” segue com mais uma etapa de revitalização das orquídeas em árvores de passeio e praças públicas do Município. O trabalho é realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico por meio de contratação de empresa especializada para execução do serviço.

A espécie que se encontra nas árvores da cidade é a Dendrobium. De acordo com a secretária Gonda Baú, a revitalização consiste na limpeza e na poda das orquídeas já existentes, além do plantio de novas mudas. “Nesta primeira etapa vamos fazer a revitalização em 250 árvores do Município, sendo que 60 delas já estão concluídas”, explica.

O projeto foi criado em 2013 para recuperar as plantas existentes na época. Hoje, estima-se que mais de 300 mil orquídeas estejam plantadas em árvores de vias e praças públicas. “Foi uma iniciativa muito importante para recuperar as orquídeas que sofriam com a falta de manutenção e também para ampliar a quantidade de plantas. Além de embelezar a cidade, fez com que a comunidade relembrasse a identidade de ser da Cidade das Orquídeas”, destaca a secretária.

Cidade das Orquídeas

Maripá recebeu o título de Cidade das Orquídeas no ano de 1997, por meio de lei municipal e, posteriormente, em 2015, também foi reconhecida como tal pelo Estado do Paraná por meio da Lei 18.461, de 23 de abril de 2015.

“O título fomenta o turismo e movimenta a economia da cidade”, afirma o prefeito Anderson Bento Maria.

Para ele, ser a Cidade das Orquídeas fez com que Maripá se tornasse conhecida nos quatros cantos do País e também no exterior. “A orquídea atrai visitantes não só na nossa tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe, mas durante o ano todo. O comércio de orquídeas e plantas, em geral, é um setor importante da nossa economia e fonte de renda para muitas famílias maripaenses”, destaca.

Este ano, a Festa das Orquídeas e do Peixe chega à sua 20ª edição. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Centro de Eventos de Maripá.