Cotidiano

Orquestra Sinfônica do Paraná participa dos 146 anos de Campo Largo

Concerto gratuito será no dia 23 de fevereiro sob regência de Alexandre Brasolim

A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim,  participará das comemorações dos 146 anos de emancipação político administrativa do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O concerto da OSP será no dia 23 de fevereiro, às 20h30, na igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade. A entrada é gratuita.

No programa estão La Réjouissance (Handel), Abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Mozart), Intermezzo Sinfônico (Mascagni), Primeiro movimento da Sinfonia nº 40 (Mozart), Jesus, Alegria dos Homens (Bach), O Relógio Sincopado (Anderson), Contradança (Brasolim), Gabriel's Oboe (Morriconi), Abertura do Balé As Criaturas de Prometeus (Beethoven) e Cores do Brasil – Medley (Brasolim).

Maestro – Natural de São Paulo. Brasolim vem de uma família de músicos. O bisavô foi tenor do coro da Ópera do Teatro Alla Scalla, de Milão, o avô foi violinista, o pai saxofonista, a mãe e a irmã coralistas, além de vários tios e primos tocarem instrumentos musicais. Cresceu num ambiente musical, formando sua cultura de música de forma eclética. Aos 10 anos iniciou os estudos musicais em composição, regência, arranjo e orquestração com o professor Azor Massambani, com quem estudou durante 12 anos. Representou o Brasil no Festival de Orquestras das Américas em San Juan, Porto Rico, onde foi concertino da orquestra e teve aulas com músicos da Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e masterclass com o maestro e violoncelista Mitslav Rostropovich.

Em 1993 mudou-se para Curitiba ingressando na Orquestra Sinfônica do Paraná. A música sacra também ocupa importante lugar na carreira de Brasolim. Os arranjos e composições de autoria dele são executados por inúmeras orquestras e conjuntos de câmara no Brasil e no exterior. Atualmente é concertino da Orquestra Sinfônica do Paraná, professor em seminários e oficinas de música sacra, além de maestro e arranjador da Orquestra Filarmônica da Universidade Positivo de Curitiba.