Cotidiano

Orlas de Copacabana e do Leme ganham totens digitais

2016 911489738-img_0232.jpg_20160523.jpgRIO ? As orlas de Copacabana e Leme ganharam mais tecnologia e conteúdo. Tablets gigantes, com 2,3 metros de altura e 0,94 metro de largura, foram instalados nas calçadas com o objetivo de levar informações a moradores e turistas. Os Tomis, como são conhecidos, estão presentes em mais de cem cidades de Portugal há quatro anos.

As plataformas interativas têm informações sobre mobiliário urbano, atividades culturais, comércio local e notícias dos bairros. Os usuários poderão saber, por exemplo, o meio de transporte para determinado lugar, ou a rota a pé mais fácil. Dicas de restaurantes e eventos também são dadas. O conteúdo pode ser exportado por QRCode (código de acesso virtual) ou via e-mail.

? Além das informações, as pessoas podem interagir tirando fotos e colocando molduras. O equipamento tem seis câmeras, duas delas interligadas com o Centro de Operações do Rio, e vão gerar mais segurança ? conta o vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, concessionária que administra os quiosques e responsável pela instalação.

Os Tomis funcionam em português, inglês e espanhol, são feitos de alumínio e vidro e foram testados em condições climáticas extremas. Diferentemente de Portugal, o equipamento também fornece dados de proteção solar adequada para cada dia e de qualidade das águas das praias.

? Equipes de conteúdo atualizam as informações diariamente nas três línguas. Isso é importante para que as pessoas sintam que o equipamento é útil ? explica José Agostinho, CEO da Tomi World.