Cotidiano

Orla Conde terá shows, telões e queima de fogos durante Jogos

RIO – Há dois dias pendurado num andaime, Carlos Eduardo Fernandes, de 42 anos, mundialmente conhecido por Kobra, está pintando, com uma equipe de 12 pessoas, o painel “Etnias”, um conjunto de cinco rostos que representam os continentes que estarão competindo na cidade durante os Jogos. Quando estiver pronta, a obra, de três mil metros quadrados, terá consumido cerca de três mil latas de spray. Tudo isso com a marca do artista que já pintou em mais de 20 países, como Estados Unidos, Rússia e Japão: o traço característico com muita cor, luz e sombra, em um desenho muitas vezes tridimensional, que parece interagir com o público.

O lugar escolhido por Kobra para o trabalho inédito é a parede de um prédio abandonado na revitalizada Avenida Rodrigues Alves, próximo ao Armazém 3, no Porto, como noticiou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO.

— O projeto foi feito há mais de um ano, com o nome “Olhar a Paz”. Estamos aqui há 15 dias, mas a pintura começou mesmo ontem (quarta-feira). Decidimos fazer aqui na Rodrigues Alves, porque o lugar ficou lindo, de beleza fantástica depois da revitalização da Região Portuária. Agora é, sem dúvida, um dos mais belos pontos turísticos do Rio — afirmou Kobra.

A obra é apenas um detalhe na região que durante os Jogos será transformada numa espécie de Boulevard olímpico, com inúmeras atividades artísticas, shows e telões transmitindo as mais importantes competições. Num dos trechos que está sendo revitalizado, próximo à Igreja da Candelária, ficará acesa a Pira Olímpica. Tudo gratuito, como foi a Fifa Fan Fest, a arena armada durante a Copa do Mundo em Copacabana e que atraiu milhares de pessoas.

— Queremos transformar a região em ponto de encontro e de festa para quem não tem ingresso, dentro do espírito olímpico. O Rio sempre soube fazer festas e é bastante conhecido por isso. Vamos fazer na região uma grande festa popular, turística e de graça — afirmou Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade. — A proposta do projeto do boulevard olímpico é de integrar a cidade com os Jogos, para que cariocas e turistas, tendo ou não ingressos, possam curtir o clima olímpico.

A festa olímpica vai cobrir praticamente toda a Orla Conde, que abrange uma área de pouco mais de três quilômetros do Armazém 8, na Rodrigues Alves, até o Largo da Misericórdia, na Praça Quinze. Segundo explicou Antonio Pedro, a ideia é instalar dois grandes palcos, onde acontecerão shows e telões transmitirão competições olímpicas.

— Ainda não fechamos a programação de quem vai estar nos palcos, mas posso adiantar que teremos encontros inusitados de representantes do samba, do funk e outros representantes mais tarimbados da MPB. Não teremos atrações internacionais, apenas artistas nacionais — disse o secretário de Turismo.

DUAS QUEIMAS DE FOGOS POR DIA

Quem for conferir vai encontrar ainda artistas de rua promovendo pequenos espetáculos ao longo da Orla Conde. Já está certo que um grande balão vai levar o público a 150 metros de altura e que qualquer um poderá experimentar uma queda livre num bungee jumping. Todos os dias, às 22h, teremos duas queima de fogos. O boulevard olímpico terá atividade praticamente todos os dias da semana durante os Jogos.

— Queremos abrir o espaço às 9h da manhã e encerrar as atividades por volta da meia-noite. Nossa previsão é ter um show às 14h e outro às 20h. Sempre dentro do espírito olímpico. No Parque Olímpico da Barra e em Deodoro, teremos atrações para quem estiver esperando uma competição. Porém, ali, a pessoa comprou ingresso. No boulevard olímpico, o espirito será outro: um clima também de festa, mas de graça. Queremos espalhar o espírito olímpico pela cidade — contou Antonio Pedro.

De passagem pelo Rio para assistir ao jogo entre Vasco e Brasil de Pelotas, pela série B do Campeonato Brasileiro, os gaúchos Sérgio Andreia, de 62 anos, Toni Costa, de 40 anos, e Antônio Martins, de 55 anos, aproveitaram a viagem para conhecer a nova Praça Mauá. Visitaram o Museu do Amanhã, andaram de VLT e gostaram das novidades. Encantados, até notaram que a praça já tem wi-fi grátis.

— O Rio sempre foi muito bonito para qualquer turista e estamos encantados com a nova Região Portuária, toda revitalizada. A gente acompanha o Brasil de Pelotas, e sempre que tem jogo no Rio aproveitamos para passar uns dias a mais — falou Sérgio Andreia.

O artista Kobra também revelou seu entusiasmo com a nova Praça Mauá.

— Espero que o painel fique tão bonito quanto o lugar. É meu primeiro trabalho grande e público no Rio. Tenho alguns trabalhos espalhados pela cidade, mas nada como o que faço agora. Tenho cerca de 30 painéis pintados nos Estados Unidos. Agora mesmo devo ir para Chicago pintar um painel em homenagem a Muddy Waters, conhecido como o pai do blues de Chicago. E depois seguirei para Tóquio para pintar outros três muros. Mas vou dizer que estou muito feliz de estar no Rio contribuindo para a beleza do Porto — disse Kobra.