Cotidiano

Original da Lei Áurea pode ser visto pelo público até dia 20

Lei Áurea.2 - editada.jpgRIO – O documento original assinado pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que pôs fim a três séculos de escravidão no Brasil, pode ser visto até o fim desta semana no Arquivo Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. A Lei Áurea, uma peça crucial na história brasileira, só pode ser exibida ao público por poucos dias e em vitrine climatizada, para sua preservação.

A lei foi assinada em um pergaminho, produzido a partir do couro de ovelhas e cabras. O material é extremamente vulnerável a fatores climáticos. Segundo o museu, o estojo original é revestido do documento é feito em couro com dourações de florões em folha de ouro.

Além da Lei Áurea, o Arquivo Nacional também vai exibir outros importantes documentos de seu acervo relacionados à abolição da escravatura, como uma escritura de liberdade de uma escrava.

A exposição da Lei Áurea faz parte da 14ª Semana Nacional de Museus, com diversas ações coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO ‘”O RIO EM MOVIMENTO”

ONDE: Praça da República, 173 – Centro (2179-1349).

QUANDO: De 16 a 20 de maio, das 9h às 18h.

QUANTO: Gratuito.

CLASSIFICAÇÃO: Livre.