Esportes

Orgulho Paranaense reconhece os melhores do esporte no Estado

Cada uma das sete modalidades teve três indicados

Curitiba – Em uma noite de festa para o esporte, os atletas que mais se destacaram ao longo do ano receberam, nesta quarta-feira (9), o Prêmio Orgulho Paranaense 2015, homenagem concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo.

Os atletas, com amigos e famílias, acompanharam com expectativa a solenidade de premiação e vibraram a cada nome revelado. Cada uma das sete modalidades teve três indicados.

Já na categoria voto popular, dez atletas disputaram a preferência do internauta, em votação realizada no site do programa Globo Esporte. O vencedor em cada categoria recebeu uma estatueta com o nome da premiação e os outros selecionados, uma placa.

Um dos destaques da noite foi o jovem velejador Andrey de Oliveira Godoy, de Foz do Iguaçu. Campeão Sul-Americano na Classe Laser 4.7, vice-campeão brasileiro 2015 e vice-campeão da Copa da Juventude 2015, Andrey venceu a categoria votação popular, em disputa acirrada com o atirador Cássio Rippel, que ganhou as duas últimas edições. Godoy obteve 119.965 votos (44%), contra 95.711 (35%) de Rippel.

O principal concorrente, Cássio Rippel, não ficou sem premiação. Ele foi o vencedor da categoria Desporto de Rendimento. Medalhista de ouro e recordista da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ele também é tricampeão brasileiro de carabina deitado; campeão brasileiro de carabina 3×40; e quinto colocado na Copa do Mundo de Munique, Alemanha. Rippel é um dos brasileiros com vaga garantida nas Olimpíadas de 2016.

Para o secretário Douglas Fabrício, o Prêmio Orgulho Paranaense é a oportunidade de reconhecer os talentos do esporte que divulgam o Paraná nacional e internacionalmente.

“O objetivo do prêmio é homenagear as pessoas que dedicam a vida para levar o nome do Paraná mundo afora por meio do esporte. Podemos chamar o prêmio de Oscar do esporte, cada atleta aqui é homenageado pelo talento e capacidade de vencer e de superar desafios. É um reconhecimento que oferecemos aos atletas por tudo o que fizeram pelo Estado ao longo do ano”, comentou.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)