Cotidiano

Orgãos são captados no HU durante a madrugada

O paciente, um homem de 68 anos, deu entrada no HUOP no último dia 15 e estava internado na sala de emergência

Cascavel – O procedimento iniciou à 1h37 da madrugada de ontem e por volta das 6h30 os órgãos captados já estavam sendo encaminhados ao aeroporto de Cascavel, com destino à Curitiba.

O ato de solidariedade foi realizado por uma família de Cascavel, quando receberam a notícia que seu familiar havia falecido. O paciente, um homem de 68 anos, deu entrada no HUOP no último dia 15 e estava internado na sala de emergência. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, que evoluiu para morte encefálica.

Após todos os exames e a abordagem da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Orgãos e Tecidos para Transplantes do HU, uma equipe do Hospital São Vicente de Curitiba pôde retirar os dois rins, o fígado, as córneas e globos oculares.

Na capital os órgãos serão encaminhados para o transplante, respeitando a fila de espera. A equipe da Comissão ressalta a importância desta doação, pois até cinco pessoas poderão ser beneficiadas. É importante lembrar que, a vontade de ser um doador deve ser comunicada à família, pois é ela que irá decidir isso após a morte.