Cotidiano

Órgão de monitoriamento investigará ações do FBI e da justiça americana no processo eleitoral

Clinton Emails Investigation

WASHINGTON ? O inspetor geral do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Michael Horowitz, disse que irá conduzir uma abrangende investigação sobre as ações do próprio Departamento de Justiça e do FBI nos meses que antecederam a eleição presidencial de 2016, incluindo se o diretor do FBI, James Comey, agiu corretamente durante o processo eleitoral.

Membros do partido democrata têm culpado as decisões de Comey como as razões para a derrota da candidata para Donald Trump. Entre elas estariam improbidades na condução da investigação sobre os emails privados da candidata e a divulgação de uma carta aberta sobre o caso um mês antes da votação.

Em nota à imprensa, Horowitz disse ainda que a investigação irá conferir se as ações tomadas pelo departamento ou do FBI estão de acordo com as diretrizes institucionais, se o diretor do FBI deveria ter se afastado da investigação e as alegações de que oficiais do departamento revelaram impropriamente informações confidenciais para a campanha de Clinton.