Cotidiano

Organizações aprendem sobre manipulação de alimentos

Santa Tereza do Oeste – Cooperativas, associações e assentamentos de pequenos produtores rurais da região oeste do Paraná estão sendo contemplados com capacitações voltadas ao correto manuseio de alimentos. As oficinas são desenvolvidas pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), em parceria com a Itaipu Binacional e administrações municipais. Em muitas situações as organizações precisam se adequar para o cumprimento de normativas e exigências para a manutenção em programas institucionais como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A abordagem do tema é feita de maneira didática com foco na importância da boa higiene, contato com os alimentos, cuidados pessoais, riscos à saúde devido à contaminação, cuidados com o ambiente de manipulação, obediência às regras da vigilância sanitária municipal, além da realização de uma prática mostrando a correta higienização, principalmente das mãos, contato direto com os alimentos.

“A qualidade total na fabricação dos alimentos é esperada pelo consumidor, pois cada indivíduo tem direito a uma alimentação que garanta sua integridade”, frisa a tecnóloga em alimentos Débora Guerino Boico.

Isoleide é uma das integrantes da padaria comunitária do Assentamento Olga Benário, em Santa Tereza do Oeste. Ela ressalta que o trabalho é fundamental para o desenvolvimento da agroindústria rural. “A correta manipulação de massas, doces, e biscoitos, com higienização e rotulagem, abriu mercado para participação em feiras e fornecimento de alimentos para a merenda escolar”, destaca Isoleide.

O trabalho, que é desenvolvido coletivamente, visa uma maior conscientização. O que se espera, segundo Débora Boico, é o êxito com o conteúdo ofertado, o que, na maioria das vezes, impacta diretamente na alimentação das crianças e adolescentes das redes públicas de ensino.