Cotidiano

Orçamento de São Paulo para 2017 preocupa equipe de Doria

SÃO PAULO ? Após a segunda reunião de transição entre o prefeito Fernando Haddad (PT) e o prefeito eleito João Doria (PSDB) nesta quarta-feira, o coordenador dos grupos, o ex-deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP), disse que o orçamento de 2017 ?preocupa bastante?. Semeghini afirmou que alguns pontos da peça orçamentária, já aprovada pela Câmara com previsão de receita de R$ 51,3 bilhões, precisarão ser revistos.

? O que nos preocupa bastante e ainda vai ser discutido assim que a secretária de finanças assumir é o orçamento de 2017, que precisa de vários ajustes e vários arranjos a serem feitos. Algumas premissas com que foi construído o orçamento de 2017 precisam ser revistas e são significativas.

O orçamento para o próximo ano, no entanto, não foi discutido pelos dois prefeitos. A peça já foi aprovada em duas votações pelos vereadores e promulgada em 26 de julho pelo prefeito. Segundo Semeghini, Haddad explicou a Doria os ajustes que está fazendo no orçamento de 2016.

? O prefeito explicou como está fazendo os ajustes, o que está arredondado ainda para poder fechar 2016. Ele está tentando equilibrar, depende de receber alguns recursos do governo federal.

Em breve declaração, Doria afirmou que os temas específicos tratados neste encontro foram sobre saúde, educação, combate às enchentes e dengue, além da varrição e limpeza na cidade. Na quinta-feira, o prefeito eleito anunciará parte de seu secretariado.

? Provavelmente serão 22 secretarias, ainda não fechamos (o número), o que já é uma redução das 27 (número atual de pastas na prefeitura) ? explicou Doria, que, durante a campanha prometeu reduzir o número de pastas para 20.

De acordo com Semeghini, o prefeito eleito já indicou o nome do coronel Marco Aurélio Alves Pinto, para coordenador da Defesa Civil. Pinto foi secretário-chefe da Casa Militar do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) entre 2013 e 2014. Até agosto do ano passado, ele foi comandante do Corpo de Bombeiros. As enchentes são uma preocupação para a prefeitura, especialmente durante o verão, época de alta intensidade de chuvas.

? Há um decreto que o prefeito Haddad vai publicar na semana que vem chamado ?chuvas de verão?. O coronel Aurélio já está trabalhando com sua equipe.