Cotidiano

Opositores fazem ato na Câmara pela cassação de Cunha

BRASÍLIA – Deputados de partidos que fazem oposição ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) realizaram na tarde desta segunda-feira ato contra o peemedebista no Salão Verde da Casa, que é próximo ao plenário. Deputados do PSOL organizaram o que chamaram de “Expo Fora Cunha”, com cartazes com dizeres como “Antes tarde do que Cunha”, “Sem choro nem vela”, “Agora é cassação” e “Chega de protelação”, entre outras. Uma faixa maior, que era segurada por parlamentares, trazia a inscrição “Fora Cunha”.

O PSOL também expôs um painel com o título “Compromisso”, onde líderes de apenas dez partidos assinaram o termo de assegurar que toda a bancada de seus partidos estarão presentes na sessão desta noite, que julgará o destino do mandato de Cunha.

? Chegou a hora do Cunha. É o que deseja 99,9% da população. Que perca seu mandato e, possivelmente, seja preso e condenado ? disse o líder do PSOL, Ivan Valente (SP).

Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou um documento, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que traz dados que, segundo o deputado, demonstram que Cunha pode ter um de seus carros, um Corolla, circulando com placa fria. No documento do Denatran, resultado de uma consulta do PSOL, a placa LCQ 1350, que é o seu número de campanha, aparece como a identificação de um carro, um Fiat Uno, no Rio Grande do Sul.

? Será que se trata de uma placa fria? ? disse Alencar.

Alessandro Molon (Rede-RJ) disse que quando seu partido e o PSOL entraram com a representação contra Cunha no Conselho de Ética, não se acreditou que o processo poderia chegar no dia de hoje, que pode ser marcado pela cassação do mandato do peemedebista.

? Muitos acharam que ele era poderoso e intocável. Não era. Está demonstrado. Nossa missão está prestes a ser cumprida. Chegou o dia de se fazer justiça ? disse Molon.

Deputados do PT e do PCdoB também deram entrevista preocupados com o quórum da sessão.