Cotidiano

Oposição venezuelana denuncia detenção de prefeito após marcha contra Maduro

BUENOS AIRES ? A oposição venezuelana denunciou nesta sexta-feira a detenção do prefeito Delson Guarate, do município Mario Briceño Iragorry, estado de Aragua, por parte de agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin). Segundo confirmou ao GLOBO o deputado Juan Guaidó, do partido Vontade Popular (VP), o mesmo ao que pertence Guarate, o prefeito foi preso por um suposto ?delito ambiental? relacionado à coleta de lixo.

? Não temos muita informação, sabemos apenas que ele continua preso numa sede do Sebin, respondendo a uma acusação ridícula de que sua prefeitura não respeitou uma resolução do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) sobre a coleta de lixo ? explicou o deputado do VP.

O partido, cujo principal líder, Leopoldo López, está preso desde fevereiro de 2014, acusou Maduro de ?radicalizar a revolução?. A prisão de Guarate foi questionada por vários dirigentes do VP, entre eles o número dois, Carlos Vecchio, atualmente exilado nos Estados Unidos.

A detenção ocorreu um dia depois de uma gigantesca marcha, a chamada ?Ocupação de Caracas?, na qual a opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) conseguiu reunir mais de um milhão de pessoas na capital, para exigir a realização de um referendo sobre a continuidade de Maduro no poder.

­ ? A resposta à manifestação foi mais perseguição ? disse o deputado.

Nos últimos dias, outros dirigentes do VP foram alvo de ações do Sebin. O dirigente Yon Goicoechea, líder estudantil das manifestações de 2007, foi preso, e o prefeito Daniel Ceballos perdeu o benefício da prisão domiciliar.