Cotidiano

Oposição venezuelana anuncia que faltará a negociação com governo

CARACAS ? A oposição venezuelana disse que não comparecerá a uma reunião com o governo nesta terça-feira. A decisão anunciada pelo porta-voz da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, poderia ameaçar as conversas que tentam resolver a grave crise política no país. O argumento dos opositores do presidente Nicolás Maduro é que o governo não cumpriu todas as suas promessas durante a negociação.

O diálogo mediado pelo Vaticano tenta evitar ações violentas na Venezuela, enquanto uma grande parcela dos eleitores quer a saída de Maduro do governo. A oposição trabalha, nos últimos meses, em uma forte campanha por um referendo revogatório que poderia encurtar o mandato do presidente. No entanto, o governo, por su vez, vem bloqueando a realização da consulta popular.

Dentre os pedidos da oposição, estão a convocação da votação e a libertação de presos políticos. Até. agora, os críticos do governo fizeram algumas concessões ? incluindo a suspensão de protestos nas ruas venezuelanas e dos esforços para um impeachment simbólico no Congresso.

Segundo Torrealba, não seria uma decisão sincera que a oposição comparecesse às negociações, uma vez que houve uma série de problemas durante as conversas com o governo.