Esportes

Oposição vence eleição em Santa Catarina

O Momento pela Renovação do Automobilismo Catarinense nasceu durante a campanha do paranaense Milton Sperafico à presidência da CBA

A oposição venceu quarta-feira a eleição da Fauesc (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina). A chapa Renovação, formada por clubes e pilotos, derrotou a Automobilismo para Todos por 10 a 8.

Com isso, João Alfredo Novaes, conhecido como Joãozinho do Kart, irá presidir a Fauesc nos próximos quatro anos, tendo como primeiro vice o jornalista Francis Henrique Trennepohl, segundo Gelsemino Chiesa e terceiro vice Airton da Silva Carraro Júnior.

Durante uma assembleia tensa, na qual o então presidente Almir Petris (eleito recentemente vice da CBA) usava de todas as artimanhas possíveis para eleger o candidato de situação Marco Aurélio Perdigão de Carvalho, o Lelo, os clubes rejeitaram as contas relativas ao exercício de 2016 e em seguida começou o processo eleitoral, quando 10 dos 18 clubes optaram por promover uma renovação completa do automobilismo catarinense.

João tomou posse logo após a proclamação do resultado e em seguida comandou a primeira reunião da nova diretoria. Falando a coluna Bandeirada, ele disse que nos próximos dias começará a colocar em prática as metas da Chapa Renovação, que tem como objetivo primordial a valorização de clubes e pilotos.

“Nossa administração será transparente. Todos os nossos atos serão de conhecimento de todos. Também queremos que alguns atos da diretoria passada sejam apurados e vamos deixar bem claro para a futura diretoria da CBA que Almir Petris não nos representa. Também queremos que o ex-presidente Jairo Albuquerque não tenha qualquer envolvimento com o automobilismo catarinense e vamos pedir para que a CBA cancele o acordo que tem com a agência de viagens de sua propriedade. Não aceitamos essa história de CBATur”, alfinetou João Movaes.

O INÍCIO

O Momento pela Renovação do Automobilismo Catarinense nasceu durante a campanha do paranaense Milton Sperafico à presidência da CBA. Clubes e pilotos não aceitaram a forma ditatorial de Almir Petris, então presidente da Fauesc, que decidiu sozinho apoiar e integrar a chapa de situação de Waldner “Dadai” Bernardo e tentaram diversas vezes fazer com que ele fechasse com as federações do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que apoiavam Sperafico. Agora ele sofreu uma sonora derrota, mesmo com todas as manobras para se perpetuar no poder.