Cotidiano

Oposição sul-coreana analisa pedido de processo de impeachment contra Park

SEUL ? A oposição da Coreia do Sul disse nesta segunda-feira que considera a possibilidade de pedir o impeachment da presidente Park Guen-Hye, envolvida em uma escândalo de tráfico de influência e corrupção. O Partido Popular vai começar a coletar assinaturas para uma ação de impeachment contra a presidente, enquanto o Partido Democrata analisa as condições para o processo.

? Vamos rever os tempos e métodos de “impeachment” e criar uma subcomissão para preparar uma estratégia para este assunto ? disse Choo Mi-Ae, chefe do partido de oposição liberal Democrata. Dois líderes de pequenos partidos já disseram que são favoráveis ao afastamento de Park.

Grandes manifestações contra a presidente sulc-oreana nas últimas semanas aumentaram a pressão sob os parlamentares do país para abrir uma ação de impeachment. NO entanto, temendo um impacto negativo entre os eleitores conservadores, o Partido Democrata hesita em lançar um processo que pode durar meses.

Se uma moção de impeachment passa pelo Parlamento e logo depois é revisada pelo Tribunal Constitucional, que tem de aprová-lo com pelo menos seis de seus nove ministros. Analistas políticos dizem que um movimento de impeachment contra Park tem uma boa chance de passar.

Choi Soon-sil, amiga da presidente sul-coreana e presa por fraude e abuso de poder, é acusada de ter usado sua relação com Park para forças grandes empresas a fazer doações criadas por ela e, em seguida, usar o dinheiro para fins pessoais. Park Guen-Hye é suspeita de fer ajudado a amiga.