Cotidiano

Oposição quer aprovar hoje na Câmara suspensão de cobrança de bagagem

INFOCHPDPICT000061551206

BRASÍLIA – Articulador do projeto aprovado pelo Senado e que suspende a autorização dada às companhias aéreas de cobrar pelo despacho das malas dos passageiros, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse ao GLOBO que a medida recebeu uma enxurrada de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor. Segundo ele, não há garantia de que o fim da franquia vá forçar a queda das tarifas. O item faz parte da resolução 400/2016, aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na terça-feira e que muda as regras gerais da aviação civil, com previsão para entrar em vigor em março de 2017.

voo 1512

O projeto, aprovado por unanimidade e em votação simbólica pelo plenário do Senado na noite de ontem já está na Câmara. Há uma articulação da oposição para aprovar pedido de urgência, a fim de que a proposta tenha também o aval do plenário da Câmara dos Deputados, ainda nesta terça-feira – o que suspende de vez a decisão da Anac.

? A proposta que foi colocada em consulta pública recebeu uma enxurrada de críticas dos órgãos de defesa do consumidor, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Acho que o bom senso demonstra que essa proposta é equivocada ? disse o senador, acrescentando que o Congresso tem prerrogativa para sustar decisões do Executivo e de órgãos reguladores prejudiciais aos interesses do cidadão.

Procurada a assessoria de imprensa da Anac informou que não tinha sido notificada e que não iria se pronunciar sobre a decisão do Senado. O argumento da Agência para liberar as empresas para cobrar pelo transporte de bagagem é estimular a concorrência, facilitando a entrada de empresas de baixo custo (low cost) no país . Neste segmento o fim da franquia é um dos itens fundamentais.

A nova regulamentação foi colocada em consulta pública pela Anac em março deste ano e recebeu número recorde de 1.200 contribuições. O ponto mais polêmico é a desregulamentação da franquia de bagagem. Um dos argumentos da Agência é que a medida representa mais um passo para colocar o Brasil no mesmo padrão internacional.

?Em nenhum momento a Anac garantira ao passageiro que as empresas de transporte aéreo assumiriam o compromisso público de efetiva redução de tarifas ou de outras medidas compensatórias. Isto posto, a Resolução da Anac, no dispositivo atacado, representa um recuo grave para o direito do consumidor, no que tange a ?bagagem despachada?, evidenciando restrição a direitos já estabelecidos?, diz o projeto de resolução do Senado.