Cotidiano

Oposição e movimentos sociais organizam protestos contra reforma da previdência

BRASÍLIA – Imediatamente após a divulgação da proposta de reforma da previdência no Palácio do Planalto, o líder da ninoria, senador Lindbergh Faria (PT-RJ) anunciou, no Senado, que as oposições e movimentos sociais vão concentrar todas as suas ?energias? contra a aprovação das medidas no Congresso, e a criação de um dia nacional de lutas contra a reforma. O petista disse que, ao contrário da PEC do teto, que é abstrata, o cidadão agora vai sentir na pele o que vai perder e o quanto vai ter que trabalhar para não alcançar, nunca, a aposentadoria integral com 50 anos de contribuição.

Segundo Lindbergh, as direções da CUT, MST, MTST e outros movimentos, além dos partidos de oposição, já estão articulando uma mobilização gigante em todo país contra a reforma da previdência anunciada hoje por Michel Temer e que deve começar a tramitar no Congresso.

? Esse povo está doido! Essa reforma da previdência é violentíssima. É uma maldade e penaliza quem mais precisa, que são as pessoas com deficiência e idosos.Colocar obrigatoriedade de contribuição por 50 anos significa que não querem pagar nunca mais aposentadoria integral. O Legislativo e o Judiciário ficaram de fora ? protestou Lindbergh.

O líder da oposição prometeu que a mobilização nacional vai ser também contra a exclusão de políticos do endurecimento das regras. Questionado sobre senadores que recebem aposentadorias milionárias, acima do teto constitucional, Lindbergh criticou:

? Não pega ninguém.