Cotidiano

Oposição diz que prisão de Palocci representa queda de pilares do PT

BRASÍLIA – Líderes da antiga oposição ao governo do PT repercutiram nesta segunda-feira a prisão de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos do PT, na nova fase da Operação Lava-Jato. Líderes do DEM afirmaram que a investigação reflete o uso, pelo governo do PT, do BNDES em favor dos interesses da legenda enquanto governou o país. Os líderes do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), e do PPS, Rubens Bueno (PR), destacam que a prisão de Palocci representa a queda de um dos pilares do governo do petista e mostra que a prática de ilícitos não está restrita apenas à Petrobras.

? É mais uma comprovação de que sistematização da prática de ilícitos no governo passado transcende a Petrobras e alcança outros segmentos relevantes da administração pública federal. Palocci foi um dos ministros mais importantes do primeiro governo do Lula. Ao lado de Zé Dirceu, era um dos pilares da administração petista. Essa prisão causa um constrangimento muito grande para o ex-presidente e para a direção do PT. Também para a presidente afastada Dilma, já que Palocci também foi ministro da Casa Civil ? afirmou o líder tucano.

? Cai um dos principais pilares da sofisticada organização criminosa que tomou conta do país nestes últimos treze anos ? acrescentou Rubens Bueno, em nota de sua assessoria.

Para o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), as investigações irão mostrar as “operações fraudulentas realizadas pelo governo do PT no BNDES” e a forma como o partido desvirtuou a função do banco para atender a interesses da legenda.

? A operação Lava-Jato chega ao BNDES, usado nos governos petistas em transações nada republicanas. A prisão de Palocci é o início de uma nova investigação que vai revelar o quanto os comandos do PT e de seus governos lesaram o nosso banco de desenvolvimento ? afirmou Caiado, segundo sua assessoria de imprensa:

? Em vez de ter como prioridade desenvolver o país e ajudar nossas grandes empresas, a finalidade do banco sob o PT foi direcionar recursos para operações corrompidas e países alinhados ideológicos de Lula e Dilma.

O líder do DEM na Câmara também destaca que essa fase da operação mostra a atuação do PT em favor de seus interesses quando governou o país.

? Essa prisão demonstra que o governo petista defendia apenas seus próprios interesses. O Ministério da Fazenda e Casa Civil foram abrigos para amigos e empresas relacionadas ao PT. Palocci errou ao optar pelo caminha da corrupção ? disse Pauderney Avelino, em nota distribuída por sua assessoria.

MINISTRO DA JUSTIÇA

O líder do PSDB descarta o uso político da prisão de Palocci por parte da Polícia Federal e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Ontem, participando de ato com representantes do Movimento Brasil Livre, em Ribeirão Preto, cidade comandada por Palocci em duas ocasiões, o ministro da Justiça sugeriu que viria nova fase da Operação Lava-Jato esta semana. Lideranças do PT criticaram Moraes em redes sociais.

? É inacreditável que algumas lideranças políticas deem mais importância a essa ocorrência do que a roubalheira generalizada. A PF e o MP não têm oferecido margem de manobras que pudessem prejudicar as operações da Lava-Jato ? disse Antonio Imbassahy.

O líder do PPS afirmou que a prisão de Palocci era aguardada há muito tempo e que poderá agravar ainda mais a situação do PT :

? A prisão dele era aguardada há muito tempo. Palocci é um dos principais homens de confiança de Lula, era quem fazia a interlocução entre o empresariado, o governo e o PT. Sabe muito. Podemos dizer que é um dos caixas-pretas do PT.