Cotidiano

Oposição denuncia lenta validação de assinaturas para referendo contra Maduro

CARACAS — O líder opositor venezuelano Henrique Capriles denunciou lentidão na validação das assinaturas para ativar o referendo revogatório contra o presidente Nicolas Maduro. Segundo ele, os venezuelanos estão demorando até cinco horas para finalizar o processo.

De acordo com o jornal “El Nacional”, em seis estados foram denunciados mecanismos de “sabotagem” — Sucre, Anzoategui, Nueva Esparta, Carabobo, Miranda e Caracas.

Capriles, que é governador do Estado de Miranda, contestou o fato de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter disponibilizado apenas 300 máquinas em todo o país.

— Deveriam ter colocado ao menos mil máquinas. Não só 300 — disse.

Na terça-feira, segundo dia de coleta de assinaturas, foram coletadas 84.524, somando ao todo 156 mil assinaturas — 80% do necessário.

O líder opositor expressou preocupação com o estado de Carabobo.

— É um dos estados com mais discrepância. Os dados não coincidem e há discrepância de informação. Nossas testemunhas dizem que há 9.431 pessoas válidas, enquanto o CNE diz que são 5.963.

Outros dirigentes da oposição denunciarão atrasos no escritório do CNE em Valência, capital de Carabobo. Capriles reiterou que o cronograma de validação de firmas vai até 24 de junho.