Cotidiano

Oposição ameaça abandonar diálogo político com governo venezuelano

VENEZUELA-CRISIS-OPPOSITION-DONATIONS-G4R3179TO.1.jpgCARACAS – A oposição venezuelana ameaçou com o abandono do diálogo iniciado com o governo de Nicolás Maduro caso autoridades não cumpram com temas pactados até a próxima terça-feira (6). A terceira rodada de conversas entre chavismo e a coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) está prevista para este dia. CARACAS

“Se o regime não cumprir, a MUD não assistirá”, advertiu a coalizão em comunicado. “Só quando o governo der mostras claras de cumprimento dos compromissos readmitiremos nossa participação.”

O diálogo para aliviar tensões e encontrar pontos em comum no debate tem mediação do Vaticano e da Unasul.

Entre as exigências da MUD, estão acordo para dar saída eleitoral-política à crise vivida no país, como um referendo revocatório ou eleições. Estão ainda sob demanda a designação de novos reitores do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) até domingo e o levantamento da designação de desacato às ações da Assembleia Nacional por parte do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). Ambos os organismos são acusados de serem leais ao governo.

? Sejam sérios e cumprar os acordos ? reclamou o prefeito de Sucre, Carlos Ocariz, representante da MUD no diálogo.

Outro tema em jogo é a realização de eleições para substituir os quatro deputados do estado de Amazonas impugnados por acusações do CNE de que houve fraude. Com três deles sendo parte da MUD, sua desvinculação do Legislativo, neste mês, foi parte do pacto do diálogo para regularizar a situação do Parlamento.