Cotidiano

Operação resgata 6.500 migrantes no Mediterrâneo, diz Itália

ROMA ? Uma megaoperação organizadas pelas Marinhas italiana e espanhola, junto a embarcações de ONGs, resgatou cerca de 6.500 migrantes na costa líbia do Mediterrâneo nesta segunda-feira, anunciou a Guarda Costeira da Itália. As embarcações trabalhavam mais cedo, no mesmo dia, no salvamento de milhares de migrantes na costa líbia, mas estimava que houvesse apenas 3 mil.

“O centro operacional coordenou 40 missões de resgate ao largo da Líbia, quando navios da Guarda Costeira e da Marinha italiana, da operação Sophia, da (agência europeia) Frontex e de organizações humanitárias salvaram 6.500 migrantes”, informaram as autoridades italianas no Twitter.

A dramática operação ocorreu dezenas de quilômetros ao norte da cidade de Sabratha. Grupos como Médicos sem Fronteiras ajudaram os migrantes, que viajavam em cerca de 20 barcos de madeira. Alguns dos migrantes pularam na água em direção aos barcos de resgate para se adiantarem ao salvamento.

Os grupos foram realocados para botes de borracha, depois para um navio espanhol, e então levados pela guarda costeira italiana para a Sicília.

De acordo com resgatistas, acredita-se que sejam em sua maioria migrantes de Eritreia e Somália ? entre eles, crianças de colo.

Durante o auge do verão, a rota no Mediterrâneo para chegar à Europa aumentou. Em algumas ocasiões, até cerca de 4 mil migrantes à deriva eram interceptados. Desta vez, no entanto, a cifra saltou.

libia.jpg