Política

Operação Privilége: empresa de tio de secretário foi contratada pela prefeitura

A operação investiga suspeita de fraudes em licitações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu

Operação Privilége: empresa de tio de secretário foi contratada pela prefeitura

Santa Terezinha de Itaipu – Agentes do Núcleo Regional do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Foz do Iguaçu, com apoio de outros núcleos do Gaeco, deflagraram ontem (28) a Operação Privilége com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão.

A operação investiga suspeita de fraudes em licitações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu.

Além de Santa Terezinha de Itaipu, foram cumpridos mandados de busca e apreensão também em Missal e Capitão Leônidas Marques, e em locais ligados ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Paulo Sergio Rupenthal, incluindo empresas que participaram de processos licitatórios promovidos pela secretaria de 2017 a 2020.

“Uma das empresas investigadas é de um tio do secretário e a gente vê indícios fortes de favorecimento nesses procedimentos, que são pregões eletrônicos para fornecimento e recapeamento de pneus e aquisição de produtos agropecuários, tanto em relação à empresa sediada em Capitão Leônidas Marques como as sediadas em Missal”, disse o promotor de Justiça Tiago Lisboa Mendonça, coordenador do Gaeco em Foz do Iguaçu.

Em Capitão, foram apreendidos na residência e em uma empresa pertencente a um tio do secretário cerca de R$ 5 mil e uma arma de fogo. Ninguém foi preso. Em Missal, foram feitas buscas em duas empresas e residências dos empresários.

Para o promotor, “causou estranheza o fato de que os serviços de fornecimento de pneus e produtos agropecuários, que são produtos básicos sem exigências específicas, estejam sendo fornecidos por empresas de outros municípios”.

Ele descartou, pelo menos por enquanto, o envolvimento de outras secretarias municipais e de outros servidores no esquema. “Não conseguimos identificar a participação de outros servidores. O que temos de concreto hoje é o favorecimento somente da pasta a que o secretário responde. Inclusive, era ele quem tratava diretamente, por meio de emails, para que as empresas investigadas encaminhassem documentos e orçamentos da própria empresa e dos supostos concorrentes”.

Durante a operação, o secretário Paulo Sergio Rupenthal foi conduzido pela equipe do Gaeco até a secretaria para acompanhar as buscas. “Ele deverá ser ouvido nos próximos dias para esclarecer alguns pontos que interessam para a investigação”, disse o promotor. Rupenthal não ficou detido.

 

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu emitiu nota sobre as investigações. “Em relação à Operação Privilége, realizada na data de hoje junto à Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, a Procuradoria do Município informa que está colaborando com as investigações no que tange a informações requisitadas, inclusive com o fornecimento de documentos pertinentes aos processos licitatórios. A Procuradoria esclarece ainda que carece de informações sobre as investigações em curso”.