Policial

Operação prende 80 e apreende 1,5 mil kg de drogas na fronteira

Foz do Iguaçu – Oitenta pessoas foram presas e quase 1,5 tonelada de drogas apreendidas pela Operação Esforço Integrado, que teve início na quinta-feira passada e abrange 139 municípios do oeste e do sudoeste paranaense, especialmente na fronteira com Paraguai e Argentina. A ação na região da fronteira também apreendeu 128 veículos, armas, munições e mercadorias contrabandeadas. O balanço parcial foi divulgado ontem pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública).

A operação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e acontece no Paraná e em outros dez estados com o objetivo de reforçar a segurança em toda a área de fronteira. É uma das iniciativas em andamento para promover maior integração entre as forças de segurança nacionais, estaduais e municipais.

O Paraná tem 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes. Estima-se que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil.

Balanço parcial da Operação Esforço Integrado:
Pessoas abordadas: 24 mil
Veículos abordados: 10 mil
Prisões: 80
Apreensões de menores: 7
Veículos apreendidos: 128
Ônibus apreendidos: 2
Embarcações apreendidas: 10
Maconha: 1.450 kg
Cocaína: 31,4 Kg
Haxixe: 7 Kg
Crack: 1 Kg
Cigarro: 530 caixas
Armas: 6
Munições: 69
Mercadorias: 1.000

Embarcação apreendida

Uma embarcação de aproximadamente seis metros foi apreendida pelo Pelotão Cobra em Guaíra, na noite de terça-feira. Os policiais notaram a movimentação suspeita em um porto clandestino, uma embarcação atracada e várias pessoas transferindo volumes da embarcação para um veículo. Os rapazes fugiram ao ver a polícia. Dois deles foram presos quando estavam dentro da água. A embarcação e um veículo Fiat Fiorino, ambos carregados de cigarros contrabandeados do Paraguai. As mercadorias foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.

Apreendido táxi paraguaio com cocaína e munições

Dentro do âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional, resultou na apreensão de cocaína e munições ocultas.

A ação ocorreu por volta das 20h de terça-feira (26), quando uma foi abordado um táxi paraguaio que atravessava a aduana. O veículo era ocupado pelo condutor, um paraguaio de 43 anos, e um passageiro paraguaio de 39 anos. Durante fiscalização minuciosa no veículo, foi encontrado no porta-malas um fundo falso que continha cinco tabletes de substância análoga à cocaína e 50 munições calibre 9 milímetros.

Os tabletes totalizaram 5,2 quilos e foram encaminhados com as munições e os ocupantes do táxi para a Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis.