Cotidiano

Operação Eficiência é a terceira a indiciar Sérgio Cabral

A Operação Eficiência, da Polícia Federal, é a terceira a indiciar o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB). No caso das operações Calicute e Lava-Jato, as investigações resultaram em oferecimento de denúncias, que foram aceitas e Cabral virou réu.

Dezenove dias após Cabral ser preso na Operação Calicute, a Justiça Federal do Rio aceitou, no dia 6 de dezembro do ano passado, denúncia do Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa contra o ex-governador do Rio.

Ele é acusado de desviar cerca de R$ 224 milhões, com diversas empreiteiras, em obras como a reforma do Maracanã e o Arco Metropoliltano, em troca de aditivos em contratos públicos e incentivos fiscais. A Calicute é um braço da Lava-Jato no Rio.

Dez dias depois, em 16 de dezembro do ano passado, Cabral foi denunciado por crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal, em Curitiba, no âmbito da Operação Lava-Jato.

A força-tarefa pediu o ressarcimento, em prol da Petrobras, de R$ 2,7 milhões. O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia e Cabral passou a ser réu também na Justiça do Paraná, o que já tinha ocorrido na Justiça do Rio.