Cotidiano

Operação da Polícia Federal combate contrabando em quatro estados

SÃO PAULO – A Polícia Federal realiza uma operação para combater o crime de contrabando, na manhã desta quinta-feira, e cumpre 28 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 77 de busca e apreensão, nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo a PF, criminosos atuavam em vários estados e movimentavam, por ano, cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas.

As investigações começaram em 2013 e identificaram quatro grupos criminosos que, quase que diariamente, conduziam voos diários de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior do estado de São Paulo. As mercadorias eram então retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento, de onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais.

Durante as apurações, constatou-se que pelo menos 12 aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até mesmo dois voos diários.Cada avião levava cerca de 600 quilos de mercadorias, num valor estimado de US$ 500 mil por frete ilícito.

As células criminosas, responsáveis pelos fretes aéreos, eram contratadas por agenciadores baseados em Foz do Iguaçu, no Paraná, e no Paraguai. Além disso, um dos grupos comercializava as mercadorias em empresas próprias, estabelecidas em Ribeirão Preto e São Paulo.

Ao longo da investigação foram apreendidas quatro aeronaves, sendo uma delas um monomotor, alvejado pela Força Aérea Brasileira ? FAB, em outubro de 2015, quando tentava retornar ao Paraguai carregado de mercadorias.

O nome da operação, Celeno, remete à mitologia grega, e significa um monstro mitológico. O nome ainda tem o significado ?obscuro? ou ?escuridão?.