Cotidiano

Operação da PF que mira contratos da Odebrecht leva pessoas ligadas a Lula para depor

SÃO PAULO E BRASÍLIA – A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira a Operação Janus, com o objetivo de investigar contratos da Odebrecht em Angola. A operação envolve pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é alvo da operação, e é realizada nas cidades de Santos e São Paulo. Um sobrinho da ex-mulher de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, foi levado para depor em condução coercitiva em Santos. São quatro mandados de busca e apreensão, 2 conduções coercitivas e 5 intimações.

O objetivo, segundo fontes da PF, é investigar se contratos da Odebrecht com uma empresa do ramo de construção civil em nome de parentes de um ex-agente público foram utilizados para o pagamento de vantagens indevidas.

Em depoimento prestado à CPI do BNDES, em outubro de 2015, Taiguara negou qualquer vínculo. Ele é sobrinho da ex-mulher do petista, Miriam Cordeiro, já falecida. Sua empresa, a Exergia Brasil, mantinha contrato com a Odebrecht e realizou trabalhos na construção de uma hidrelétrica em Angola. Na CPI, ele negou influência do ex-presidente na contratação de sua empresa pela empreiteira. Taiguara afirmou não saber que os recursos eram financiados pelo BNDES.

As medidas cumpridas hoje têm como meta esclarecer quais razões para a Odebrecht ter celebrado contratos, entre 2012 e 2015, com uma empresa de construção civil de pequeno porte com sede em Santos/SP para a realização de obras complexas em Angola. De acordo com a investigação, apenas por seus serviços nas obras de reforma do complexo hidrelétrico de Cambambe, a empresa recebeu R$ 3,5 milhões. A obra recebeu do BNDES financiamento que totalizava US$ 464 milhões.

A Polícia Federal investiga agora a prática dos crimes de Tráfico de Influência e Lavagem de Dinheiro, previstos, respectivamente, no art. 332 do Código Penal e no art. 1º da Lei 9613/98.

O nome da operação é uma referência ao Deus romano Janus (ou Jano). A menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, quer mostrar como deve ser realizado o trabalho policial, sempre atento a todos os lados e aspectos da investigação.