Cotidiano

Operação da PF mira desvio de verba de enchente no norte do Paraná

SÃO PAULO – A Polícia Federal, em apoio ao Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Ilusionista, que investiga desvios de verbas destinadas à recuperação de casas afetadas por enchentes no norte pioneiro do Paraná.

A investigação detectou indícios de fraudes na execução de convênios federais firmados entre o município de Tomazina com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Ministério da Integração Nacional) com objetivo de reconstruir e recuperar casas, vias urbanas e pontes afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no início de 2010.

Policiais federais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Rio Branco do Sul e Itaperuçu expedidos pela Justiça Federal de Jacarezinho. Dentre os alvos, estão empreiteiros contratados para a execução das obras e um assessor jurídico. A investigação apontou indícios de direcionamento na contratação direta e desvios de recursos públicos em prol dele.

Segundo a PF, o nome da operação faz alusão à arte performativa de agir dos criminosos que faziam “verdadeira mágica” para dar veracidade ao esquema.

Os investigados poderão responder por dispensa indevida de licitação e corrupção ativa e passiva. Se condenados, terão penas que ultrapassam 12 anos de prisão.