Cotidiano

Operação da PF investiga crimes em grupo de comunicação em SP

SÃO PAULO ? A Polícia Federal de Marília e a Procuradoria Regional da República, no interior paulista, com apoio da Anatel, deflagraram nesta quarta-feira a ?Operação Miragem?, que investiga irregularidades em um grupo de comunicação.

Estão sendo cumpridos 26 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal, sendo 21 de busca e apreensão e 5 de prisão temporária nas cidades de São Paulo, Marília e Ribeirão Preto, também no interior paulista. Os policiais também cumprem mandados de suspensão do funcionamento de estações de rádio em Marília.

A investigação aponta irregularidades na exploração de serviços de radiodifusão, como falta de concessão, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Segundo a PF, o grupo criminoso ocultava que pessoas com imunidade parlamentar eram os reais proprietários das emissoras.

Há também indícios de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, consistente na provável evasão de divisas por parte de um investigado, utilizando-se de empresa já investigada no âmbito da Operação Lava-Jato. A PF não deu mais detalhes sobre essa empresa.

Se condenados, os envolvidos poderão responder por associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Além dos crimes apontados, há indícios da prática, ainda, de evasão de divisas, fato que será aprofundado.