Cotidiano

Operação da PF atinge governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB)

BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpre na manhã desta segunda-feira 108 mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na deflagração da Operação Reis do Gado, que desvendou esquema de fraudes em contratos de licitações pública em empresas de familiares e pessoas de confiança do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). O prejuízo aos cofres públicos identificado até agora, segundo nota da PF, é de R$ 200 milhões.

Miranda é alvo de condução coercitiva. Ele não foi encontrado em sua casa na manhã de hoje.

No total, são oito mandatos de prisão temporária, 24 de condução coercitiva e 76 de busca e apreensão em sete cidades do Tocantins, Goiás, São Paulo, Pará e no Distrito Federal.

A investigação identificou ocultação de dinheiro desviado ilicitamente por meio de transações imobiliárias fraudulenta, contratos de gaveta e manobras fiscais ilegais. Essas transações envolviam ainda compra de fazendas e de grandes quantidades de gado. Em um dos casos, foi identificada uma compra de gado cujo volume não caberia dentro da propriedade onde pretensamente deveriam se encontrar o rebanho. Os investigadores batizaram essa negociata de “Gados de papel”.