Policial

Operação conclui 1ª fase: 83 presos

Estado planeja ação com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo

Cascavel – Mais de 1,1 mil agentes de segurança, aeronaves, embarcações e viaturas foram empregadas no Paraná para a primeira fase da Operação Esforço Integrado, que é realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em 11 estados. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o Estado foi o primeiro a começar a ação no País.

A primeira fase, lançada no dia 20 pela governadora Cida Borghetti em São Miguel do Iguaçu, terminou ontem com resultados mais expressivos que o esperado. A ação inicia agora a segunda fase no Estado, com outras ações estratégicas.

Em nove dias de operação, o volume de droga apreendido superou as 2,8 toneladas. Foram 2.766 quilos de maconha, 29 quilos de cocaína, sete quilos de haxixe e um quilo de crack. No período, foram apreendidos 530 caixas de cigarro, 12 armas, 107 simulacros, 69 munições e 1.413 mercadorias contrabandeadas.

Foram abordadas 26.682 pessoas e vistoriados 14.355 veículos e 30 estabelecimentos. Oito adolescentes foram apreendidos, 17 veículos recuperados e dois ônibus recolhidos, além de oito embarcações. No total, 83 pessoas foram presas por crimes diversos.

Agora a segunda fase é reforçada com ação integrada com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “São estados limítrofes do Paraná. Vamos atuar juntos de forma estratégica, observando a migração dos crimes, para planejar ações conjuntas”, afirmou o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Antônio Zanata Neto Zanata, em coletiva.

Durante o período de operação, diversas ações de bloqueio foram executadas, com patrulhamentos terrestres e fluviais, e abordagens em aeroportos, portos e terminais rodoviários.