Policial

Operação completa 11 anos de combate ao contrabando

A operação contribuiu para a redução do volume de mercadorias que entram no território nacional

Foz do Iguaçu – A Receita Federal de Foz do Iguaçu comemora, em 2016, 11 anos da Operação Comboio Nacional, ação de fiscalização que acabou com os comboios de ônibus de turismo que saíam da fronteira em direção ao interior do País. A operação contribuiu para a redução do volume de mercadorias que entram no território nacional.

Nos estudos que antecederam a operação, realizados no fim de 2003, constatou-se que, mais de 90% das mercadorias irregulares deixavam Foz do Iguaçu em ônibus supostamente de turismo. A partir desse estudo, ações foram desenvolvidas para que se pudesse atingir a logística do contrabando.

Em 2004 foram apreendidos, somente em Foz, 386 ônibus que transportaram cerca de US$ 1 bilhão em mercadorias; A forma de atuar era sempre a mesma: os veículos chegavam à fronteira pela manhã, carregavam as mercadorias e retornavam para suas origens formando imensos comboios e aumentando o risco de acidentes nas estradas.

O segundo passo foi dado no início de 2005, com a formação de dossiês das empresas que tinham atividades voltadas para dar suporte a esses ilícitos. Com base na denúncia, a Justiça Federal de Foz do Iguaçu emitiu 364 mandados de busca e apreensão de ônibus, cumpridos no Paraná, outros cinco estados e o Distrito Federal.

Só naquele ano foram apreendidos641 ônibus e mais de US$ 62 milhões em mercadorias contrabandeadas. A partir da operação, observou-se aumento significativo no número de veículos de passeio apreendidos. Atualmente, o contrabando está intrinsecamente associado a crimes de furto e roubo de veículos.

Nos últimos anos observa-se aumento considerável no número de veículos furtados, roubados e clonados utilizados no transporte de contrabando, principalmente cigarros. Esses veículos são, em sua maioria, novos e potentes a fim de facilitar as fugas. De 2004 a 2016 foram apreendidos nada menos que 35 mil veículos usados para esse fim.