Cotidiano

Opep alcança 82% dos cortes de produção prometidos, mostra pesquisa

LONDRES/DUBAI – A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deverá cair em mais de 1 milhão de barris por dia neste mês, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta terça-feira, indicando um forte início do grupo produtor na implementação de seu primeiro corte de produção em oito anos. Comparado com os níveis a partir dos quais os países concordaram em cortar a produção ? na maioria dos casos, seu níveis de outubro ?, os membros da Opep cortaram a produção em 958 mil barris por dia dos 1,164 milhão de barris prometidos, totalizando cumprimento de 82%.

A Opep concordou em reduzir sua produção em cerca de 1,2 milhão de barris por dia a partir de 1º de janeiro para impulsionar os preços do petróleo e reduzir um excedente de produto.

A oferta dos 11 membros da Opep com metas de produção sob o acordo ficou em média em 30,01 milhões de barris/dia, segundo a pesquisa baseada em dados de embarque e informações de fontes da indústria, abaixo dos 31,17 milhões de barris por dia em dezembro.

O cumprimento de 80% confortavelmente supera os 60% iniciais alcançados quando o corte anterior foi implementado em 2009, e a pesquisa se soma a indicações de que a adesão até agora foi alta.

? Isso é muito alto, um bom número ? disse uma fonte da Opep sobre a estimativa de cumprimento em janeiro. ? Espero que continue.

IRAQUE: SEM ?NÍVEIS DESEJÁVEIS?

Os preços do petróleo não alcançarão ?níveis desejáveis? pelo Iraque até o fim de 2018 ou 2019, informou o primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi nesta terça-feira em Bagdá.

? A demanda aumentou e isso ajudou a elevar os preços mas não (as cotações) não irão voltar ao nível de 2013 ? afirmou a autoridade, em referência a quando o barri de petróleo superava US$ 100. ? O petróleo não atingirá um nível desejável antes de 2018 ou 2019.