Cotidiano

Onze estados e DF têm protesto pró-impeachment de Dilma e contra Temer

RIO ? Neste domingo, onze estados e o Distrito Federal têm protesto contra Dilma Rousseff ou o governo interino de Michel Temer. No Rio, manifestantes contrários à presidente afastada e favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff estão concentrados, na manhã deste domingo, na orla da Praia de Copacabana. O protesto teve início por votla das 10h. Pelo menos 1.500 pessoas estão sendo esperadas pelos organizadores.

Há uma semana do começo da Olimpíada, os participantes usam faixas em inglês atraindo a atenção da imprensa internacional e dos turistas que estão no Rio para o evento.

? Os olhos do mundo estão no Rio. As manifestações estão acontecendo por todo o país. Com as faixas em inglês aqui queremos dizer para o mundo que não está acontecendo nenhum golpe. Queremos o fim da corrupção – explicou Adriana Balthazar, do movimento Vem Pra Rua e uma das organizadoras do protesto, a escolha de usar faixas em cartazes no idioma em entrevista ao G1.

Quatro carros de som fazem parte da manifestação, que conta ainda com os bonecos infláveis do ‘Pixuleco’, do ex-presidente Lula vestido de presidiário, e o do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. No primeiro carro de som, há um cartaz de Dilma com nariz do personagem Pinóquio. Há ainda bonecos infláveis e cartazes em apoio ao juiz Sérgio Moro, assim como cartazes e faixas contra a corrupção no país.

Em Brasília, cerca de 100 pessoas, segundo a Polícia Militar, se concentravam na Esplanada dos Ministérios para pedir o afastamento definitivo de Dilma e manifestar apoio à Operação Lava Jato. Há participantes espalhados entre o Museu da República e o Congresso Nacional. A expectativa é de que o primeiro grupo inicie uma marcha até o gramado em frente ao Congressos nos próximos minutos. Os organizadores não têm estimativa do número de manifestantes.

Por volta das 11h, 200 pessoas protestavam na região do Farol da Barra, em Salvador, segundo a PM. Segundo o líder do Vem Pra Rua na Bahia, César Leite, o protesto é a favor da saída definitiva de Dilma, em apoio à Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro. Os manifestantes usam verde e amarelo e trazem bandeiras do Brasil.

Por enquanto, em cinco estados, o alvo dos manifestantes é o governo interino de Temer: Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e São Paulo. No Rio Grande do Norte, os protestos foram cancelados devido à onda de violência registrada em várias cidades do estado desde sexta-feira.