Cotidiano

Onze acusados de envolvimento em resgate em hospital serão transferidos para presídios federais

cartaz fat.jpgRio – A Polícia Federal liberou um avião para o transporte de 11 presos do Rio para presídios federais fora do estado, já na noite desta segunda-feira. O pedido foi feito pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que, junto com a Vara de Execução Penal (VEP), busca punir a principal facção criminosa fluminense pelo resgate de Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como ?Fat Family?, de 28 anos, irmão do também traficante Marco Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor, que já está em um presídio federal. A secretaria não informou para quais unidades prisionais os presos serão levados.

Segundo Beltrame, a subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (Ssint) detectou que, pelo menos sete traficantes presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, teriam envolvimento com o resgate de Nicolas Labre. Os outros quatro, da mesma facção, já tinham autorização do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para sair do estado, mas aguardavam transporte. Resgate – 20/06

Os presos que serão transferidos para presídios federais são: Leonardo Carlos da Silva, Léo da Kelson (Penha); Davi da Conceição de Carvalho, Dan do Final Feliz (Morro do Chapadão, em Costa Barros); Marcelo da Silva Guilherme, Marcelinho dos Prazeres (Morro dos Prazeres, em Santa Teresa); Wilson Ferreira Cardoso, o Bacalhau (Morro da Providência, na Gamboa); Pualo César Souza dos Santos, Paulinho Muleta (Morros da Fallet e do Fogueteiro, no Catumbi); Edson Pereira Firmino de Jesus, o Zaca (Morros do Prazeres e do Escondidinho); e Aleksandro Rocha da Silva, o Sam da Caicó. Edson Firmino é tio de Nicolas Labre. Os outros quatro bandidos que aproveitam o voo da Polícia Federal são: Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel; Marcelo Fonseca de Souza, o Xará; Sandro Batista Rodrigues, o Naíba; e Márcio Gomes Roque, o Marcinho do Turano.

O juiz titular da Vara de Execuções Penais, Eduardo Oberg, determinou, na manhã desta segunda-feira a transferência, em caráter urgente, do traficante Edson Pereira Firmino de Jesus, conhecido como Zaca, do Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I). Zaca é tio do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, resgatado por homens armados no domingo, dia 19, do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.

A decisão do magistrado foi tomada, entre outras razões, com base no noticiário e em um áudio disseminado pelo aplicativo WhatsApp, no qual um criminoso comunica-se com Zaca ? e comemora ? a retirada de Fat Family do hospital. O titular da VEP também determinou que a Delegacia de Homicídios abra inquérito para apurar a conduta de Zaca e de outros detentos.

LEIA MAIS:

Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte

Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói

Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu