Cotidiano

ONU pede ?eliminação? de subsídios para combustíveis fósseis

201611151324347171_AFP.jpg

MARRAKECH ? O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira a ?eliminação dos subsídios para os combustíveis fósseis?, como medida para acelerar a transição para fontes limpas de energia. Em discurso na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 22), em Marrakech, no Marrocos, Ban afirmou que países e empresas deveriam fazer mais na luta contra as emissões de gases-estufa oriundas da queima de combustíveis.

? Não temos o direito de brincar com o destino das futuras gerações ou de colocar em perigo a sobrevivência de outras espécies que compartilham nosso planeta ? disse Ban.

Para que o mundo possa alcançar o objetivo de limitar em 2 graus Celsius o aquecimento do planeta no fim do século em relação ao período pré-industrial, as emissões de gases de efeito estufa devem começar a reduzir a partir de 2020, destacou Ban.

De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, as emissões de gases-estufa se mantiveram estáveis nos últimos três anos, mas o resultado, apesar de positivo, ainda não é suficiente para conter o caos climático. E o planeta já mostra sinais de mudança, com a previsão de que este ano será o mais quente desde o início das medições, no século XIX.

? Atualmente, mais de 150 milhões de pessoas vivem em terras que podem ser submergidas ou sofrerem com inundações crônicas neste mesmo século, o que possivelmente causará grandes ondas de migração e instabilidade ? afirmou Ban.