Cotidiano

ONU: Governo sírio permite envio de observadores internacionais para Aleppo

GENEBRA ? O governo sírio autorizou a ONU a enviar mais 20 funcionários para o leste de Aleppo ? zona controlada por rebeldes ? onde monitorarão a operação de retirada de milhares de pessoas, disse um porta-voz da ONU nesta terça-feira. O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, informou que a retirada dos civis da área sitiada pelo governo sírio deve terminar em um ou dois dias.

? A tarefa dada e mandatada pelo Conselho de Segurança é monitorar e observar as evacuações ? informou em uma entrevista coletiva, em Genebra, o porta-voz do gabinete de coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), Jens Laerke.

O ministro turco Mevlut Cavusoglu escreveu em sua conta no Twitter que 37.500 pessoas já foram retiradas de Aleppo até agora e o objetivo é completar todas as evacuações na quarta-feira.

Segundo a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Krista Armstrong, “as pessoas que saem são em sua maioria mulheres, crianças e idosos, claramente a maioria civis.”

O Conselho de Segurança convocou os funcionários da ONU, na segunda-feira, para observar a evacuação de pessoas do último enclave rebelde em Aleppo e monitorar a segurança dos civis que permanecem na cidade síria.

A equipe, composta por funcionários nacionais e internacionais, já em seu escritório de Damasco, viajará para Aleppo “o mais rapidamente possível”, reforçando uma pequena equipe de monitoramento das Nações Unidas já no cruzamento de Al-Ramousah, disse Laerke.