Cotidiano

ONU faz apelo aos EUA sobre tradição da recepção aos refugiados

64469176_Children carry signs as migrants and refugees demonstrate in Athens on January 21 2017 in s.jpg

RIO – A ONU fez um apelo neste sábado ao presidente americano, Donald Trump, para que prossiga com a longa tradição de recepção aos refugiados nos Estados Unidos e que não faça distinções de raça, nacionalidade ou religião. Links imigrantes EUA

Trump anunciou na sexta-feira uma mudança em temas migratórios e de recepção de refugiados para deter, afirmou, a eventual entrada no território americano “de terroristas islâmicos radicais”. A medida afeta alguns países muçulmanos.

Em uma declaração conjunta, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) recordam que o programa americano de reassentamento “é um dos mais importantes no mundo”.

Os postos de realocação oferecidos por cada país “são vitais”. “A OIM e o ACNUR esperam que os Estados Unidos continuem desempenhando seu papel importante de líder e prossigam com sua longa tradição de proteção aos que fogem dos conflitos e das perseguições”, completa o comunicado.

As duas agências responsáveis pelos migrantes e refugiados recordam ainda a Trump um princípio básico: “Estamos profundamente convencidos de que os refugiados devem receber un tratamento equitativo e oportunidades de reassentamento, independente de sua religião, nacionalidade ou raça”.

A OIM e o ACNUR afirmam estar dispostos a “seguir trabalhando ativamente e de forma construtiva com o governo americano, como há décadas, para proteger os que mais necessitam”.