Cotidiano

ONU divulga trabalho da Sanepar sobre o uso de lodo na agricultura

A obra apresenta algumas das últimas novidades sobre como fazer saneamento e gestão de águas residuárias (esgoto) de forma mais sustentável

Curitiba – O PNUMA (Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente), principal autoridade na definição da agenda ambiental mundial, divulgou como um bom exemplo a experiência de uso agrícola do lodo de esgoto no Paraná. O trabalho é desenvolvido pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) desde 2002 e atende produtores rurais que usam como adubo o lodo higienizado do tratamento de esgoto em diversos tipos de plantações e também em áreas de reflorestamento.

“É uma honra para a Sanepar participar dessa publicação. Sabemos que destinar o lodo gerado no tratamento de esgoto para um aterro não é a melhor solução. Por isso, a Sanepar se empenhou e se empenha sempre em utilizar alternativas que tornem seus processos e serviços cada vez mais eficientes, econômicos e sustentáveis”, diz o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

A publicação que cita a Sanepar se chama “Saneamento, gestão de águas residuárias e sustentabilidade: do descarte de resíduos para valorização de recursos” (em inglês: “Sanitation, wastewater management and sustainability: from waste disposal to resource recovery”).

A obra apresenta algumas das últimas novidades sobre como fazer saneamento e gestão de águas residuárias (esgoto) de forma mais sustentável e mais ampla. Ali são citadas boas experiências que tratam da gestão de recursos, de maneira a utilizar adequadamente valiosos recursos disponíveis para usos produtivos que promovam, de forma sustentável, o bem-estar humano. O livro está disponível para download no link: www.unep.org/publications/