Cotidiano

ONU denuncia massacre pelo Estado Islâmico nos arredores de Mossul

GENEBRA ? Há relatos de que o Estado Islâmico (EI) tenha massacrado durante a última semana dezenas de pessoas nos arredores da cidade iraquiana de Mossul, segundo as Nações Unidas. O porta-voz de direitos humanos da ONU, Rupert Colville, afirmou que as informações vêm de fontes na área. As tropas do governo do Iraque conduzem uma violenta ofensiva no reduto jihadista para retomar a localidade das mãos do EI.

No domingo, o EI matou 50 ex-policiais que estavam sendo presos em um prédio perto de Mossul, segundo os relatos. E, na última quinta-feira, as forças de segurança iraquianas descobriram corpos de 70 civis em casas no vilarejo de Tuloul Naser, disse Colville.

? Os corpos tinham ferimentos de bala, mas agora não se sabe com certeza quem foi responsável pelas mortes ? explicou o porta-voz.

Já no vilarejo de Safina, a cerca de 45 quilômetros ao Sul de Mossul, 15 civis morreram e seus corpos foram jogados dentro de um rio, na tentativa de espalhar o medo na população. Seis homens, que aparentemente eram familiares de um líder tribal que combatia o EI, foram amarrados a um veículo e arrastados ao redor da localidade.

? Os seis homens também foram alegadamente batidos com paus e coronhas de armas. Não é claro o que aconteceu com eles em sequência ? disse Colville.

Combatentes do EI também teriam matado a tiros três mulheres e três meninas, além de ter ferido outras quatro crianças. Eles teriam sido assassinados porque caminhavam cerca de 100 metros atrás do resto de um grupo que era forçado a se realocar do vilaredo de Rufeila.

? As vítimas estavam andando atrás porque uma das crianças tinha uma deficiência. Ela aparentemente foi uma das pessoas baleadas e mortas.

As fontes ouvidas pela ONU incluem civis e outras pessoas do Norte do Iraque que a organização considera confiáveis. Por motivos de segurança, os seus nomes e localizações não foram divulgados. Alguns relatos vieram de fontes do governo iraquiano e ainda precisavam ser verificados.

? Nós tememos muito que estes não serão os últimos relatos que recebemos de atos tão bárbaros pelo Estado Islâmico.

A ONU também expressou preocupação com as centenas de pessoas deslocadas em Kirkuk, depois que os jihadistas fizeram um ataque surpresa na cidade para desviar as tropas iraquianas de Mossul. Isto poderia complicar ainda mais o já alarmante deslocamento em massa na região ? a estimativa é que a ofensiva em Mossul possa levar a mais de 1 milhão de pessoas a deixarem suas casas.